img

A primeira consulta deve ser fácil e agradável, para a criança se familiarizar de maneira positiva com o ambiente odontológico. É importante por várias razões, e pode variar dependendo da necessidade de cada criança. Em muitas circunstâncias, é a primeira experiência da criança com a odontologia, e em alguns casos, se a criança teve alguma experiência desagradável em consultório, então pode ser necessário alguns procedimentos e artifícios para resgatar a confiança no profissional, no tratamento, e adaptação ao ambiente de atendimento.

Problemas urgentes serão tratados em primeiro lugar, se seu filho estiver com dor faremos o nosso melhor para aliviá-la.

Se não houver problemas urgentes, vamos examinar a boca de seu filho (lábio, bochecha, língua, assoalho da boca, área das amígdalas, palato duro e mole, gengiva e dentes), verificar o crescimento e desenvolvimento crânio facial e a relação das arcadas dentárias.

Também será verificada a presença e a quantidade de placa bacteriana, se indicado será realizado uma limpeza suave, que inclui o polimento dos dentes para remover possíveis manchas, tártaro e placa bacteriana. Será avaliado a necessidade de aplicação tópica de flúor, raio-X e fotografias.

Será feita uma demonstração de limpeza adequada nos dentes, que a criança, com ou sem a ajuda dos pais, deverá realizar em casa. Os pais poderão fazer perguntas e tirar dúvidas. Por fim será estimado o tempo aproximado de tratamento e o orçamento.